O que é Estrabismo?
TIPOS DE ESTRABISMOS
Estrabismos
O desvio dos olhos pode ocorrer na horizontal com os desvios convergentes (esotropias) ou divergentes (exotropias) e na vertical (hipotropias ou hipertropias).
Quando o estrabismo é adquirido pelo adulto, o desvio ocular causa diplopia e esta impacta diretamente na qualidade de vida do paciente. Diversas causas podem levar ao estrabismo no adulto e devem ser investigadas pelo oftalmologista e em alguns casos necessitar de avalição clinica e neurológica.
Tratamento
Óculos: Os óculos podem ser usados para corrigir a visão de perto ou de longe, além de ajudar no alinhamento e conter prismas para eliminar diplopia, dependendo do tipo de estrabismo e ângulo de desvio.
Exercícios oculares: Exercícios específicos podem ajudar a coordenar melhor os olhos e compensar alguns desvios
Toxina Botulinica: Pode ser aplicada em alguns músculos dependendo da origem do desvio e assim aliviar ou eliminar certos desvios.
Cirurgia: a cirurgia pode ser necessária para corrigir o estrabismo se outros tratamentos não funcionarem. Durante a cirurgia, o médico pode ajustar ou fortalecer os músculos dos olhos para melhorar o alinhamento.
Se você suspeita de ter estrabismo, é importante consultar um oftalmologista para obter um diagnóstico e tratamento adequados. O tratamento precoce é importante para preservar a visão binocular e evitar complicações futuras, como a perda de visão em um olho ou ambliopia (olho preguiçoso).